Novo Hamburgo/RS – Perplexidades e expectativas, estratégia e tática. Constância para resolver as questões. Com este contexto o advogado e integrante do Instituto de Pesquisa Gianelli Martins, Odacir Klein, palestrou no Economia & Negócios promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Em parceria com a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), o evento aconteceu na noite de terça-feira (09), pautado pelo tema “A indústria e a retomada do crescimento da economia”.
Num comparativo entre passado e presente, Odacir Klein fez uma análise sobre a indústria e as instituições públicas. Afirmando que não há saída na economia sem empreendedorismo e que todo o empreender é rodeado de riscos, pontuou também que modernizar é diferente de inovar. “A indústria é agregadora de valor e o seu crescimento terá progresso se houver empreendedorismo e interação, com muita transparência, o que hoje é bastante observado”, ressaltou ele.
O palestrante também exemplificou a necessidade de mudanças e com isso a importância das reformas, como a tributária, em que o assunto começa a ser discutido e a principal modificação une impostos de bens e serviços, como IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS. “A reforma tributária tem a ver com um novo pacto federativo. Por isso, as instituições precisam estar preparadas para influir nestas decisões, de forma que ocorra uma interação das cadeias produtivas, pois um depende do outro”, observou, ao elogiar os posicionamentos da ACI, diante de temas que envolvem o desenvolvimento de vários segmentos. Odacir Klein também falou sobre o acordo brasileiro com a União Europeia, considerando que também é preciso “consertar” o Mercosul.
O patrocínio do Economia & Negócios foi de Justen Serviços Contábeis e Sicredi Pioneira RS. O evento foi conduzido pelo vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Robinson Oscar Klein.
De Zotti – Assessoria de Imprensa