Canoas/RS – Atratividades de mercados-alvos, profissionalização de negócios, serviços e operações, barreiras a serem visualizadas e análise de indicadores. Estes foram alguns dos tópicos abordados durante a palestra realizada na noite de terça-feira (25), no Happy Hour promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (Simecan). Sérgio Tessuto, da Inteligência Comercial da Federação da Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou ferramentas para prospectar potenciais mercados no exterior.
De acordo com Tessuto, o setor de Inteligência Comercial da FIERGS conta com profissionais que auxiliam às indústrias que já estão atuando no exterior ou àquelas que pretendem exploram novos mercados. Através de estudos oferecidos, é possível realizar uma análise de fluxo de comércio internacional, assim como apresentar as possibilidades de como uma empresa deve agir para se internacionalizar. Além de estudos de baixa e alta complexidade, a equipe de inteligência também realiza oficinas com capacitações que ensinam as empresas a fazer pesquisas, mostrando, por exemplo, onde o Brasil possui benefícios tarifários.
O presidente do Simecan, Roberto Machemer, salientou a importância do tema a ser debatido com as empresas. “Precisamos ser proativos e sensibilizar os associados, oportunizando conhecimento de novos mercados”, ressaltou. O evento contou também com a presença da presidente do IEITEC (Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica), Rosangela Alves, que tem o Simecan como mantenedor, e da diretora do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Canoas e Sapucaia do Sul, Dariane Soares Louis.
De Zotti – Assessoria de Imprensa