Novo Hamburgo/RS – Na manhã de sexta-feira (18), data de fundação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, esteve na entidade, falando para um auditório lotado sobre “O Brasil que estamos construindo juntos”.
No evento, exclusivo para associados e conduzido pelo presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, o ministro-chefe da Casa Civil apresentou um relato de como o atual Governo Federal recebeu o Brasil e o que tem sido feito nestes dez meses de administração. “Recebemos o governo inchado, com 131 mil cargos em comissão e funções gratificadas. Destes, já cortamos 21 mil. Estamos com 20 ministérios funcionais, mais de 800 decretos revogados e zeramos impostos de importação para 500 produtos”, ressaltou.
Onyx Lorenzoni também destacou o objetivo do governo em simplificar, reduzir e desburocratizar o peso do Estado. “Estamos mudando paradigmas, tirando o Estado do “cangote” do cidadão, resgatando o ambiente de confiança e estabelecendo relações internacionais com nações democráticas”, enumerou ele, ao frisar que na próxima terça-feira (22), o Plenário do Senado deve votar, em segundo turno, a reforma da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição – PEC 6/2019). “Depois teremos a reforma tributária, a administrativa, para então chegarmos no Pacto Federativo”, prospectou.
O ministro ainda falou sobre privatizações, concessões e o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), principalmente no que envolve energia e infraestrutura (ferrovias, portos, aeroportos e rodovias). Segundo apresentou, em 2019 já foram realizados 31 leilões, com expectativa de investimentos na ordem de R$ 22,6 bilhões. E nos projetos para o próximo ano citou o PPI para o Trensurb, 200 quilômetros de linhas de transmissão de energia e 13 subsetações e estudos para concessão de 550 quilômetros, envolvendo as BRs 116, 290, 158 e 392.
O evento contou com a presença do deputado Federal, Lucas Redecker, representantes políticos e de entidades empresariais da região.
De Zotti Comunicações