Feira acontece daqui a três meses em Caxias do Sul
Caxias do Sul/RS – Considerado um dos mais importantes eventos de inovação industrial da América Latina, a Mercopar se prepara para receber, de 01 a 03 de outubro , expositores e visitantes de todo o País no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em sua 28ª edição, e realizada com a parceria estratégica entre o Sebrae RS e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a feira vai apresentar novidades e tendências em diversos setores, especialmente no metalmecânico, eletroeletrônico, automação, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borracha, plásticos, energia e meio ambiente, Tecnologia da Informação (TI) e startups.
Ocupando o Pavilhão 1 e o Centro de Eventos, 202 empresas já confirmaram presença na feira deste ano, assim como expositores da Alemanha. Conforme o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, a parceria com a FIERGS está sendo muito importante para a venda dos espaços e toda estruturação do evento. “Já atingimos a meta de comercialização, mas ainda estamos focados neste trabalho por acreditarmos no potencial de negócios da feira, um ambiente para ‘tirar pedidos’, como gosta de dizer o nosso presidente Gilberto Petry”.
Programação paralela é destaque
Neste ano, a programação paralela da feira será destaque com quatro ações principais focadas nas tecnologias da Indústria 4.0, startups com soluções industriais, cases de sucesso de encadeamento produtivo, além de aproximar pequenas e médias empresas dos principais compradores do setor industrial.
O Encadear Summit’19 é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas. O Encadear Summit’19 compreende três eixos: Negócios (ambiente para geração de negócios e oportunidades através de rodadas entre compradores de grandes empresas e fornecedores de pequenas empresas); Inovação (ambiente “lab” com a exposição de soluções inovadoras de empresas inseridas nas iniciativas do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo e realização de desafios tecnológicos entre grandes e pequenas empresas; e Conhecimento (palestras com especialistas, painéis de debates com uma palestra magna).
O Salão de Inovação, uma área interativa da feira e que reunirá o público jovem e criativo, estará em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Este ano, o espaço contará novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talkshows e experiências tecnológicas.
Aproximar para gerar negócios
No Salão de Negócios, onde ocorre o Projeto Comprador, o objetivo é aproximar grandes empresas, expositores e micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas pelo Sebrae. Essa conexão ocorre através do cruzamento das ofertas e demandas das empresas participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos. A atividade será desenvolvida nos dois primeiros dias da Mercopar, das 13h às 19h. As inscrições, que devem ser realizadas até 13 de setembro, são gratuitas e abertas a expositores e demais interessados. O período de solicitação de reunião ocorre até 22 de setembro.
Já a Jornada 4.0 visa apresentar aos diversos setores da indústria um conjunto de competências para viabilização de projetos de desenvolvimento e de adoção de tecnologias no ambiente industrial, conectando os principais stakeholders relacionados aos temas de Indústria 4.0 de Manufatura Avançada, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos industriais. O público consiste em indústrias, sindicatos e associações representativas do setor, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades.
Mais informações podem ser obtidas pelo site . Para participar como expositoras, as empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail ou pelo telefone (51) 30675750, até dia 30 de agosto.
De Zotti – Assessoria de Imprensa