Caxias do Sul/RS – O Umbô, um simpático robozinho, fez sucesso durante toda a 28ª Mercopar – Feira de Inovação industrial, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Chamando a atenção do público visitante e de expositores, ele se mostrava sempre cordial, respondendo perguntas e fazendo comentários sobre vários assuntos. Eduardo Rangel Ferreira, da empresa paulista Umbô Máquinas Robóticas, esteve pela primeira vez na Mercopar e achou a feira maravilhosa, como fez questão de afirmar. “Ter a aproximação de tudo que está sendo feito no mercado num mesmo local é fantástico, reunindo automação, Inteligência Artificial (IA) e a Indústria 4.0. É muito bom ver isso. A Mercopar nos mostrou isso tudo”, ressaltou ele.
O público interagiu direto com o Umbô. As estudantes Luiza Lima e Ana Paula da Costa, ambas de 15 anos, são alunas do Centro de Formação Profissional SENAI Waldemar Strassburger, de Sapiranga. Acompanhadas das professoras, vieram em três turmas, tanto da área de logística, como da eletromecânica. “Estamos estudando as novas tecnologias e aqui tem muitas novidades. E este robô é muito divertido”, afirmaram as estudantes.
A técnica de atendimento do Sebrae RS, Silmara Rosa, foi uma das conquistas da simpática máquina ao visitar a feira. Ao se aproximar, o robô perguntava quem era a pessoa, passando a tratá-la diretamente pelo nome. A interação se dá por uma tela que ele carrega no “peito” e, ao final do bate-papo, era possível tirar a tradicional selfie, depois era enviada por email. “Uma experiência interativa fantástica, porque permite às pessoas entender o papel da tecnologia em suas vidas, promove a conectividade mostrando a aplicação da inovação à sua realidade”, avalia Silmara.
A Mercopar é realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), com foco nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups.
De Zotti Comunicações