A partir de setembro Uruguai passa a aceitar apenas emissão digital
Novo Hamburgo/RS – O Setor de Comércio Exterior da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha emitiu, durante o primeiro semestre de 2019, um total de 10.204 certificados de origem, sendo destes 1.668 certificados digitais. A exemplo da Argentina aceitar apenas certificado digital desde abril deste ano, chegou a vez do Uruguai. A partir do dia 2 de setembro será permitido apenas a emissão do certificado digital ao Uruguai, não sendo mais permitido a emissão em papel. Os demais países continuam com suas emissões normalmente.
Há 23 anos, a entidade, em parceria com a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) oferece o serviço de emissão. Este documento atesta oficialmente a origem da mercadoria do país exportador, além de ser essencial para os importadores obterem benefícios fiscais estabelecidos nos acordos comerciais, como a isenção total ou parcial do imposto de importação.
A entidade está entre as cinco maiores unidade do Rio Grande do Sul que representa a FIERGS em número de emissões. O Setor de Comex da ACI é responsável pela conferência e emissão desse documento, além de prestar assessoria e consultoria quanto ao preenchimento dos certificados e pesquisas sobre acordos comerciais. “A parceria da ACI com a FIERGS aproxima este serviço das empresas da região, simplificando o processo”, explica a coordenadora de Comércio Exterior da entidade, Suélen Corrêa.
Desde 2010, a ACI utiliza a plataforma de Certificação online da FIERGS. A entidade foi uma das primeiras do Brasil a ter o sistema homologado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a receber a aprovação do módulo para a Certificação Digital. Os principais benefícios do sistema online são a agilidade na conferência dos documentos, confiabilidade e proteção dos dados, além da autonomia do cliente no gerenciamento das informações inseridas.
Para saber mais sobre este serviço, entre em contato com a entidade, pelo fone 2108-2108.
De Zotti Comunicações