Tema foi apresentado no Prato Principal da ACI
Novo Hamburgo/RS – Ela foi a primeira mulher a assumir a área de Comércio Internacional da Alpargatas, dona das Havaianas®. Com determinação, ideias criativas, “carta branca” da empresa e trabalho em equipe, Angela Hirata mudou o conceito das Havaianas e levou a marca “Made in Brazil” mundo afora. Este case foi a pauta do Prato Principal, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (20).
Sócia proprietária da Suriana Trading, a palestrante, com profunda experiência em negócios internacionais, como líder de projetos, agente de vendas, formadora de estratégias e desenvolvimento de mercado, apresentou a expansão internacional da marca Havaianas, que hoje transita nos pés e passarelas do mundo todo. “Era 2000, quando a Alpargatas me chamou para trabalhar no posicionamento de seus produtos no mercado internacional. Vi as Havaianas. Acharam que eu tinha perdido o juízo”, contou ela.
Trabalhando com três pilares (razão, sensibilidade e emoção), Angela Hirata reforçou que é preciso detectar tendências e desenvolver produtos que atendam os desejos do mercado-alvo. “Temos que criar sinergia com os clientes”. Lançada em 1962, o reposicionamento das Havaianas teve início em 1994 e o projeto “Made in Brazil” começou a ser realizado em 2001. “Tínhamos um grande desafio. Precisávamos ser diferentes e inovadores, criar desejo de consumo, promover atividades integradas e conquistar a posição única e sustentável”.
Ao expor uma série de contatos internacionais que foram acontecendo ao longo dos anos, Angela Hirata explicou que no reposicionamento não estavam apenas vendendo um produto, mas também uma cultura, com alinhamento de ações integradas e de comunicação e marketing. Hoje, a brasileiríssima Havaianas circula por todos os continentes.
O Prato Principal teve o patrocínio de Sicredi Pioneira RS, tendo como apoiador Master a Universidade Feevale, e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.
De Zotti Comunicações