Canoas/RS – O Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita), em parceria com o Sebrae RS, promoveu, na terça-feira (16) a Sessão de Negócios Simecan Mercopar 365. Com nova nomenclatura, a então rodada de negócios não era realizada desde 2019. Estavam presentes 23 empresas compradoras e 65 vendedoras.
A abertura do encontro foi realizada por um dos vice-presidentes do Simecan, Rinaldo Fernandes, e pelo gerente Regional do Sebrae-RS, Marco Aurélio Copetti, reunindo empresários de várias cidades gaúchas. “A expectativa do Simecan, ao organizar este evento, juntamente com o Sebrae, foi de proporcionar a abertura de caminho entre as empresas compradoras e os vendedores interessados da nossa região, gerando futuras oportunidades de negócios, além da troca de informações, conhecimento e contatos entre os participantes”, ressaltou Fernandes. “Oferecer a oportunidade de ampliar a carteira de clientes, com novas parcerias, é missão do Sebrae e do Simecan, dinamizando a competitividade dos negócios do setor metalmecânico da região”, reforçou Marco Copetti.
A Sessão de Negócios contou com 23 compradores, empresas de grande porte, como a Midea, Darci Pacheco, Coester, Grefortec e Novus. Foi o caso da Saur Equipamentos, de Panambi. “Fabricamos mais de oito mil tipos de produtos, além de equipamentos especiais personalizados e nosso carro-forte que são os garfos para empilhadeiras”, pontuou Cassiano Socoloski, analista de Suprimentos da empresa, que estava acompanhado do também analista William Lopes. Com 98 anos de fundação, a empresa familiar, que se já trabalha com membros da quarta geração, participou pela primeira vez da Sessão de Negócios Simecan Mercopar 365. Vários contatos foram encaminhados, com perspectivas de negócios. Atuando com exportação para diversos países, os representantes estavam focados nos vendedores de polímeros, borracha, canos e componentes elétricos. “Também nos interessou o serviço de consultoria de importação e exportação”, observou ele. O empreendimento tem filiais em Flores da Cunha, Valinhos (SP), Cuiabá e Sinop (ambos no Mato Grosso).
Entre os 65 vendedores estavam representantes de empresas da região metropolitana e grande Porto Alegre, e do interior, como foi o caso de Caxias do Sul e Lajeado. De Pelotas estava a Sabbado Assessoria em Licitações, especializada em prestar suporte comercial para empresas de diversos segmentos, que pretendem transacionar com a administração pública, sejam estas, da esfera Municipal, Estadual e Federal. Vinícius Harms, do setor financeiro, juntamente com o diretor Helder Oliveira, participaram com foco no aumento da carteira de clientes, se tornando conhecidos na região . “Estamos expandindo nossa área de atuação no mercado. Temos oito anos de fundação e trabalhamos com variados setores, assessorando os clientes em todos os momentos do processo. Uma licitação não se resume apenas em preço, mas em documentos, validade, autenticidade”, frisou. Um dos pontos relevantes destacados por Vinícius Harms se refere à Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), que passou a vigorar a partir do último dia 01 de abril.
Já de São Leopoldo participou, entre as vendedoras, a Rede Tubulações e Conexões. A coordenadora de Vendas, Thainá Menguer, enfatiza que um dos propósitos está em se tornar uma das principais empresas na linha de material de manutenção tanto de ar, água, esgoto, como para a indústria em geral. Esta foi a primeira participação numa Sessão de Negócios em Canoas e, de acordo com Thainá, estes eventos sempre resultam em negócios. Em 2024, o empreendimento está completando 11 anos, atendendo os setores de aço e metalurgia, construção civil, operações portuárias, energia, óleo e gás.
Em Canoas, a Sessão de Negócios Simecan Mercopar 365 ocorreu no salão da Blue Moon Casa de Eventos. A gestora de Projetos do Sebrae regional Sinos, Caí e Paranhana, Jennifer Silveira, complementou que durante todos os meses do ano serão realizados eventos pelo Estado, culminando sempre com a Mercopar, em Caxias do Sul, que ocorre em outubro, e é considerada a maior feita à nível nacional direcionada ao setor metalmecânico e eletroeletrônico. “Tivemos uma boa participação na retomada do evento, pois foram quatro anos sem a realização. Queremos que as empresas locais e regionais tenham sempre a oportunidade de buscar novos negócios”, ressaltou o diretor do Simecan, Sérgio Welter.
De Zotti Comunicações