Canoas/RS – Na última quarta-feira (11), os integrantes da Comissão de Recursos Humanos do Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) participaram da reunião de encerramento das atividades de 2024. Num ano bastante atípico, em que muito do foco esteve direcionado para auxiliar os colaboradores que foram duramente atingidos pela enchente ocorrida em maio, as questões internas das empresas não foram deixadas de lado. “Todo o ocorrido nos trouxe muitos ensinamentos e, em conjunto, atuamos para que tudo resultasse da melhor forma, e várias empresas que integram o quadro de associadas do Simecan foram atingidas, assim como a moradia dos funcionários. Foi um ano difícil, mas estamos entrando 2025 com novas esperanças e perspectivas renovadas”, pontua um dos coordenadores do grupo, Rinaldo Fernandes, também um dos vice-presidentes da entidade.
Durante o encontro, estiveram presentes o diretor da Escola de Ensino Médio do Sesi Paulo D´Arrigo Vellinho, inaugurada em Canoas no mês de novembro, João José Cunha da Silva, e a assistente técnica comercial da escola, Ana Caroline Haas. Eles apresentaram como se desenvolve a instituição que integra o Programa Indústria pela Educação. O local tem capacidade para atender 360 alunos e inicia o ano letivo em fevereiro. No primeiro momento foram abertas vagas para 120 estudantes do primeiro ano do ensino médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). “Esta é uma ação direcionada ao atendimento das demandas dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, com opções de bolsas para filhos de industriários, no caso do ensino médio”, destacou João da Silva, responsável pelo complexo educacional. Já Ana reforçou os pontos de Sesi Saúde, principalmente o fato de ser oferecido em Canoas clínica odontológica, além dos temas nos quais o Programa trabalha, pontuando na nutrição, vacinação e saúde mental.
A Comissão de RH do Simecan programa retomar as atividades no mês de fevereiro do próximo ano, sempre colocando as portas abertas para que mais associadas participem com representantes da área, visando debater temas que sejam de interesse coletivo de todas as empresas, buscando soluções baseadas em exemplos positivos que já deram certo e se encontram em andamento, dentro das características de cada empreendimento, independente de ser micro, média, pequena ou grande empresa.
De Zotti Comunicações