Novo Hamburgo/RS – “Em um momento no qual o que mais precisamos são de pessoas que façam, chegamos à 6° edição do Encontro Jovens Empreendedores, um evento que já é referência da região”. As palavras do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marcelo Lauxen Kehl, abriram o evento na tarde de quinta-feira (19), no Salão de Atos da Feevale. As trajetórias apresentadas pelos empresários Mario Spaniol, Cesar Folle, Sonia Hess e Cassio Bobsin abrilhantaram o local, que contou com um público composto por jovens e também por experientes profissionais. A vice-presidente de Jovens Empreendedores da entidade, Roberta Greenfield, ressaltou a importância da existência do Comitê que foca sua atuação na valorização de um trabalho conjunto com os demais comitês da ACI, na formação de lideranças, unindo todas as faixas etárias e com visão de futuro.
CARMEN STEFFENS – Tendo como conceito “Prove o sabor das boas ideias”, o diretor-presidente do Grupo Carmen Steffens, Mario Spaniol, falou sobre “A história empreendedora do grupo Couroquímica/Carmen Steffens”. Ele abordou o início da vida profissional, a primeira empresa, o começo da couroquímica e da Carmen Steffens e as dificuldades. Falou sobre onde estão hoje e onde pretendem chegar em 2030. “Prospectamos chegar a 1.500 lojas em 40 países, e ser uma das 50 maiores marcas do mundo”, assinalou. Economista, empresário, radicado em Franca/SP e natural de São Sebastião do Caí, Spaniol morou dos 12 aos 25 anos em Novo Hamburgo. Estudou no Colégio PIO XII e começou a trabalhar em uma fábrica de máquinas para bolsas. Na sequência trabalhou em outros locais e passou por todos os setores, inclusive o RH (Recursos Humanos).
Mas foi reformando couro que ele afirma ter aprendido que “o lixo no Brasil vale ouro e ninguém dá bola”. Viveu nos Estados Unidos e na Itália, e lembra que não entendia nada de sapatos, mas tudo sobre couro. “Visitei todas as fábricas possíveis para conhecer o valor da exclusividade e aprendi que o grande problema do fabricante é querer vender produto. Temos que aprender a vender valor”. E assim chegou ao mercado de luxo. Atualmente, o Grupo possui dois conceitos de lojas, para as classes A/B e C/D, dominando a fabricação da matéria-prima e suas tecnologias. “Isso gera valor. Entregamos demanda e não produção em série”, sintetizou.
TOP SERVICE e BR SUPPLY – O sócio-fundador da Top Service e Br Supply Suprimentos Corporativos, Cesar Folle, pontuou sua palestra com o tema “Saiba tudo, os erros e acertos da construção da Top Service e da Br Supply”. Natural de Iraí/RS, ele iniciou sua vida empreendedora em São Leopoldo com apenas R$ 2.500,00 quando fundou a Top Service, em 1995, uma empresa de facilities. Doze anos depois era referência na prestação de serviços nos estados do Sul, com 3.500 colaboradores. Folle vendeu sua empresa para a GP Investiments, em 2007, e prontamente fundou a Br Supply Suprimentos Corporativos que completa 10 anos e fatura mais de R$ 250 milhões. Na palestra, focou em questões como empreendedorismo, determinação, propósito e inovação. “Errei muito, em vários aspectos. Não tinha ideia de onde queria chegar, a estratégia era confusa e convidei muitos amigos para abrir um negócio junto. Não podia dar certo”, recordou ele.
Porém, afirmou que um de seus grandes acertos foi sempre abrir mão de tudo pela empresa. “Sempre tive uma obstinação por liderança e fui em busca de inovação e melhorias contínuas”. Foi assim que chegou na estratégia certa para suprimentos corporativos. “Para alcançarmos um porto seguro tem que ter muita persistência”. E ele destaca que, na sua opinião, a fórmula perfeita está na união de levar pessoas especiais, tecnologia, disciplina, estratégia clara, líderes vocacionados e foco no cliente. “Temos oportunidades por todos os lados, apesar das altas cargas tributárias no país. Sou muito otimista. Se tu tens os pilares não tem como dar errado”, ressaltou, ao complementar que a base do seu negócio é a tecnologia, e ela se desatualiza muito rápido. Ele também fez uma análise sobre a atual realidade brasileira e afirmou: “precisamos nos unir para mudar e dar um basta no que enfrentamos hoje”.
DUDALINA e MULHERES DO BRASIL – Ela vem de uma família de 16 irmãos. Com o legado da mãe Adelina, empreendedora, e do pai Duda (Rodolfo), poeta, a trajetória de Sonia Hess teve início no pequeno município de Luiz Alves, no Estado vizinho de Santa Catarina. Foi presidente da Dudalina e hoje é vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Sonia apresentou o tema “Empreendedorismo Feminino”. Estudou Administração de Empresas e especializou-se em confecção, iniciando sua vida profissional muito cedo, nos negócios de família. Na Dudalina, empresa fundada pelos seus pais, especializada em moda masculina e feminina, com destaque para as camisas sociais, trabalhou durante 35 anos, sendo 12 como presidente (de 2003 a 2015). “Desde criança a gente começou a trabalhar e isso foi muito bom”, ressaltou. No início dos anos 70 foi para a Espanha aprender uma nova tecnologia, que aplicaria na empresa. Em 79, mudou-se para Montes Claros, em Minas Gerais, onde trabalhou numa empresa e também abriu vários empreendimentos. Já nos anos 80 seguiu para São Paulo, com o propósito de atender a grandes magazines da época. Em 2013 a empresa foi vendida para dois fundos americanos.
Atualmente, ela é vice-presidente do grupo Mulheres do Brasil, mentora do programa Winning Women Brasil, da EY; mentora e conselheira da Endeavor; jurada do prêmio Cartier Women´s Initiative; presidente do Lide Mulher; mentora do programa IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) para mulheres em conselho; conselheira do Instituto Ayrton Senna; membro do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral; conselheira do Grupo Sequóia, da PETZ, e da Warburg Pincus do Brasil. “O retorno de cuidar de gente é tão bom que não tem preço. O Brasil precisa de muitos cuidados e nós, no Mulheres do Brasil, não somos um grupo de business e atuamos em 18 cidades, inclusive Porto Alegre. Nos envolvemos com políticas públicas, e não partidárias, com uma agenda propositiva”.
ZENVIA – O CEO da Zenvia, Cassio Bobsin, teve o tema “Trajetória Empreendedora”, tratando sobre crescimento acelerado, fases das startups, inovação em tecnologia digital, erros e acertos. Bobsin, um empreendedor nato, com 18 anos começou seu primeiro negócio relacionado à tecnologia e, desde então, segue adquirindo experiências, celebrando sucessos e se dedicando ao assunto. “O empreendedor precisa ter resiliência e vontade de realizar um sonho. Quando comecei, no surgimento da ferramenta SMS, que só recebia, trabalhei 16 horas diariamente, durante um ano, para preparar nossa primeira plataforma. Encontramos o modelo de operação e a mecânica de atuação que estava dando resultado”, assinalou.
Em sua jornada acadêmica é graduado em Ciência da Computação, tem MBA em Gestão Empresarial, é mestre em Administração e Owner/President Management pela Harvard Business School. Com Victor Knewitz, em 2003, fundou a Zenvia, líder brasileira em mobilidade corporativa e que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de chatbots, ajudando mais de cinco mil empresas em todo o Brasil a se relacionar com seus públicos-alvo com êxito e eficiência. Como líder, sabe que uma empresa é formada por pessoas e tem foco total em auxiliá-las a alcançarem seus objetivos profissionais através de capacitação, colaboração e orientação a resultados.
LANÇAMENTO – Com o objetivo de inovar e oferecer ainda mais conhecimento aos participantes do 6° Encontro, o Comitê de Jovens Empreendedores lançou a terceira edição do livro “O Empreendedorismo que Transforma” para o público durante o evento. A obra é uma compilação de artigos escritos por integrantes do Comitê, mentores e empresários. Todos os participantes receberam um exemplar. São articulistas deste terceiro volume Allan Borcati, Daiane Borcati Pezzini, Giane Cauzzi Brocco, Jéssica Brnadalise, José Flávio Bueno Fischer, Marceli Luana da Rosa, Miguel Marques Vieira, Roberta Cassel Greenfield, Rodrigo Koetz de Castro, Rodrigo Ellwanger, Valdomiro Remussi e Vívian Schell. Como novidade desta edição, o evento também contou com a apresentação de dois cases locais de inovação, as startups Criativando, com o CEO, Jonathan Tebaldi, e a Vital, com a diretora Comercial, Juliana Hoch, que estão se destacando no cenário nacional.
O patrocínio do 6° Encontro Jovens Empreendedores foi de Estrelatur Turismo, com apoio de Imobiliária e Incorporadora Sinuelo, Sinosserra Consórcios S.A, Unimed Vale do Sinos e Universidade Feevale.
De Zotti – Assessoria de Imprensa