Novo Hamburgo/RS – “Qual marca seu negócio quer deixar no mundo?” O assunto foi o tema do Prato Principal promovido na quinta-feira (21), pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O estrategista de marcas, Felipe Schmitt-Fleischer, palestrou na penúltima edição do ano, mostrando ao público que uma marca se constrói ao longo do tempo. “Não é uma ação que se desenvolve em três ou seis meses. É a mais valiosa propriedade do mundo. Ela não é só um nome, uma identidade visual. É uma promessa, um conjunto de ativos, uma coleção de percepções ligadas às experiências. E quanto mais pessoas puderem nos encontrar, mais seremos adquiridos”, pontuou ele.
Ao reforçar que 95% das compras não são racionais, mas sim emocionais (a ação mais rápida), o estrategista, com 20 anos de experiência em posicionamentos de marcas, explicou que “nosso medo maior é a incerteza”. “Diante disso, as marcas servem como atalhos para facilitar nossas decisões. Produtos são criados nas fábricas e marcas são criadas na mente. O desafio do branding é moldar a lembrança da marca no consumidor”, ressaltou, ao citar o exemplo do livro “O chamado do Cuco”, um romance policial escrito pela escritora britânica J. K. Rowling, e publicado sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Após três meses de modestas vendas, ao ser revelado que o autor na verdade era a criadora da saga Harry Potter, despontou para o primeiro lugar da lista de best-sellers. “Este é um exemplo do que faz a marca”, analisou.
O patrocínio do Prato Principal foi de Belsinos FIDC/FACTORING, CIGAM Software de Gestão, Domínio Tributário e Sicredi Pioneira RS, com apoio Master da Universidade Feevale e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.
De Zotti Comunicações