Novo Hamburgo/RS – Com a experiência de 43 anos ocupando várias posições gerenciais e de diretoria na área de Recursos Humanos nos segmentos financeiro, de serviços e industrial, e atualmente orientadora no desenho de novos projetos profissionais, no desenvolvimento de competências com CEO’s em momentos críticos em suas organizações ou suas carreiras, a psicóloga Vicky Bloch, proprietária da empresa Vicky Bloch Associados, palestrou no Prato Principal de quinta-feira (28), promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.
Com o tema “O Desafio do Processo de Sucessão”, a palestrante colocou ao público presente na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo que não é uma tarefa fácil falar sobre o assunto entre familiares. “Preparar a transição para a sucessão é começar cedo, é investir tempo, montar um projeto, para poder passar o bastão num processo que significa seguimento, continuidade, novos ciclos”, ressaltou ela, ao citar que é preciso também, paralelamente, ser feita uma análise de competências, de vontades de assumir, buscando a perpetuação do empreendimento. “E quando se tem potenciais sucessores que não querem seguir na empresa, é hora de buscar alternativas externas”, observou.
O processo sucessório não segue um padrão. Segundo Vick Bloch, existem situações críticas quando há disputa interna pela sucessão, quando o processo não é transparente, não havendo legitimidade da escolha, quando potenciais sucessores não veem espaço na empresa ou ainda quando o herdeiro não tem perfil executivo ou empreendedor. Passados os momentos de conflitos, a preparação é fundamental para conviver ainda com o impacto emocional das mudanças. “Para se chegar a uma nova situação que vai trazer envolvimento, comprometimento e aceitação, é preciso estar preparado para a inquietação, a preocupação, a negação e até a raiva. Esta é uma fase delicada, mas a família deve criar um cenário que englobe todas as possibilidades futuras, articulando coletivamente o sonho de continuidade”, complementou ela.
LANÇAMENTO – “O assunto governança corporativa é extremamente importante e há bastante tempo é tratado desta forma na entidade. Trazemos sempre personagens importantes para falar sobre o tema, gerando massa crítica para impulsionar o desenvolvimento junto aos nossos associados e região”, destacou o presidente da ACI, Marcelo Kehl.
Durante o Prato Principal o Comitê de Governança Corporativa da ACI lançou três vídeos para divulgação de boas práticas sobre o tema, tendo como base o modelo dos três ciclos da empresa familiar (propriedade, gestão e família), em que os sistemas funcionam de forma independentes mas se relacionam pois fazem parte de um todo. “Queremos, com esta disseminação, apresentar práticas para a longevidade da empresa baseadas na governança familiar”, ressalta o vice-presidente da pasta, Miguel Vieira. Foram apoiadores dos vídeos Valderez Seguros e Juenemann & Associados Perícias e Investigações Contábeis.
O Prato Principal teve a parceria de FBN (The Family Business Network) e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS e Unisinos, apoio de Juenemann & Associados Perícias e Investigações Contábeis, PwC, e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Mover Acessibilidade, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.
De Zotti – Assessoria de Imprensa