Novo Hamburgo/RS – “É preciso enfrentar as dificuldades e se preparar para cenários desafiadores, com uma recuperação bem mais lenta, utilizando criatividade e olhando para frente”. A afirmação dos sócios-fundadores da MERITHU, Alessandro Albiero e Marcelo Luz Alves, deu o tom no Webinar Economia & Negócios, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na manhã de terça-feira (09). Com o tema “Gestão para resultados: proteção de caixa e outras medidas em tempos de incerteza”, os palestrantes abordaram sobre liderança, método, proteção do fluxo de caixa e gestão da empresa em momento de crise.
Alessandro Albiero apresentou alguns aspectos emocionais causados pelo coronavírus, impactando mercados, principalmente emergentes, e as pequenas e micro empresas. Ele ressaltou a importância das lideranças em momentos como o atual. “Em um mundo cada vez mais competitivo, a liderança vai muito além do indivíduo. É preciso envolver as pessoas, mantendo uma comunicação bilateral e ter cautela nas fontes de informação. Na prática, não sabemos como vai ser o novo normal. O que se sabe é que será diferente. Será preciso adaptabilidade às mudanças de cenário, com agilidade para a tomada de decisões. O líder está sendo testado diariamente”, assinalou ele.
Marcelo Alves destacou a recente pesquisa apresentada pelo Sebrae, realizada com centenas de empreendedores, onde um dos principais questionamentos era saber como o coronavírus afetou a empresa e como se prepara para os próximos 30 dias. Segundo explicou, 40% irá manter como está, 10% reduzir, 24% reposicionar e 17% expandir. “Quem continuar com os mesmos pensamentos, vai ficar pelo caminho. É preciso agregar valor e acelerar o uso das ferramentas digitais”, observou, ao citar a importância de investir em canais de vendas on-line, assim como aplicativos com delivery e ter um site atualizado. “É preciso ser ágil para não perder o time para encontrar soluções e oportunidades”, reforçou.
Dentro da gestão para resultados, os palestrantes também focaram na importância da disciplina, métodos e renegociação com os bancos, buscando extensão de prazos e carências. “É uma equação que pode garantir o seu negócio”, opinaram. “É preciso arriscar. E se errar, errar rápido. Não tenham medo de errar”, ensinaram os dois.
Entre as principais necessidades para fazer rodar a empresa, dentro da pesquisa do Sebrae apresentada, eles citaram 59% capital de giro, 40% isenção de impostos e taxas, 30% diversificação de produtos e serviços, 29% carência para impostos e taxas, entre outros aspectos. “Importante estar de olho no e-commerce. Houve um crescimento de demandas, principalmente em setores que antes não tinham tanta procura, como esportes, lazer, beleza, farmácias, enfim, novos mercados de vendas on-line”.
De Zotti Comunicações