Caxias do Sul/RS – A participação em eventos com foco na geração de negócios e divulgação de conhecimento, como é a Mercopar, tem sido considerada um diferencial para quem busca manter a competitividade no mercado, unindo suas produções com a inovação tecnológica.
Na feira, que acontece em Caxias do Sul, uma das empresas que marca presença com estande próprio é a STI, de Canoas. Ela estreou na Mercopar em 2011, num estande coletivo, e hoje busca mais espaço para apresentar suas novidades aos visitantes, clientes e fornecedores. Especializada em equipamentos de movimentação de cargas com suas diversas formas construtivas, a STI tem como destaque um equipamento em alumínio que beneficia o aspecto ergonômico para os operadores de movimentação de cargas, proporcionando mais rapidez no processo. Para o gerente técnico-comercial, Ozias Pires Winckler, a STI busca, a cada ano, trazer mais inovações para o setor. “Apresentar novidades que ajudem a cadeia produtiva é de grande relevância numa feira como esta”, considera. Ele confia na ampliação da carteira de clientes e, para isto, precisa estar presente na Mercopar. “Aqui eles conseguem visualizar o que há de mais tecnológico na área. Estamos ativos e firmes, investindo para cada dia estar mais fortalecido para novos voos”, afirma.
AUTOMAÇÃO – Presente há mais de uma década na Mercopar, a Spheric, especializada em automação inteligente, apresenta uma grande novidade para esta edição. A empresa de Novo Hamburgo conseguiu implantar um sistema em conjunto que mede a vibração e temperatura dos motores e mancais. Para Giuliano Hoffmann, diretor-executivo, este novo sistema consegue agendar a manutenção dos equipamentos em tempo real, de modo que a linha de produção não pare, evitando prejuízos. “Assim, conseguimos saber do problema de forma imediata. Tu que decide quando sua máquina vai parar. Isto é a inteligência artificial sem interferência humana”, esclarece.
Hoffmann acredita que este tipo de serviço está um passo à frente da necessidade do cliente, aumentando a possibilidade de negócios, e já projeta um futuro melhor em relação ao mercado. “Estou satisfeito com o volume de negócios. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado. Temos um produto novo e tecnológico que faz sentido para a indústria, onde hoje em dia tudo acontece muito rapidamente”, define. Para ele, apresentar um pacote completo para os clientes ajuda em relação a concorrência, pois é um diferencial, já que não necessita de vários fornecedores para um determinado produto. “Estamos surfando a onda do momento e as possibilidades são grandes de aumentar ainda mais nossa clientela”, vibra. Na sua opinião, estar presente na Mercopar serve para mostrar que a empresa está viva e atuante no mercado. “Muitas deixaram de estar aqui, mas eu vejo diferente. É a oportunidade de confirmar a boa fase que estamos vivendo”, finaliza.
ESTREIA – Pela primeira vez na Mercopar, integrando o estande coletivo do Simecan (Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita), a alemã Bucher Hidráulica, que tem sua filial em Canoas, acredita que está no “lugar certo” para apresentar seus produtos. Entre as principais fabricantes internacionais de componentes hidráulicos para o segmento móbil e industrial, produzindo unidades hidráulicas e componentes de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, a Bucher enxerga o evento como uma oportunidade para marcar presença, conversar “olho no olho” e entender as necessidades dos clientes. “Nossa visão é de que podemos aumentar nosso volume de negócios e de que esta edição possa ser a primeira de muitas. A empresa está crescendo no Brasil e estamos otimistas com esta nova possibilidade”, pontua o gerente-geral, Rinaldo Fernandes.
Promovida pelo Sebrae RS com apoio institucional da Fiergs, a Mercopar ocorre das 13h às 20h até quinta-feira, 4. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail e pelo telefone (51) 3067-5750. Na internet, acesse .
De Zotti – Assessoria de Imprensa