Novo Hamburgo/RS – O foco de atuação é o mesmo, mostrar às comunidades em que atuam, e ao mundo globalizado, as notícias que regem o dia a dia da população. O diferencial de cada um está no viés da reportagem que chega até cada um de seus públicos. O diretor da FishTV, Guilherme Motta, o editor-chefe da TV Jornal NH, Jeison Rodrigues, e o diretor da Vale TV, Rodrigo Steffen, foram os palestrantes do Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (25). Num formato inovador, coordenado pelo presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, os três subiram ao palco para a apresentação das ações inovadoras e empreendedoras que embasam o trabalho realizado na área da comunicação.
FISHTV – O surgimento da FishTV aconteceu sem querer, há sete anos. “Meu pai e eu gostamos muito da pesca esportiva, um hobby, e andamos por vários países praticando. Foi numa ida a Miami, nos Estados Unidos, que, durante uma temporada, passamos alguns dias com furacão. Nossa saída foi assistir ao noticiário local. Foi quando percebemos o nicho especializado da pesca como oportunidade. Por lá, há vários programas nesta linha. Passamos a observar o mercado, como funciona, e isto despertou uma paixão por empreender em algum negócio no segmento, pois já tínhamos a Palterm, que atua em outra área”, relatou Guilherme Motta. “Estudamos a estratégia para abranger todo o setor e hoje temos um potencial de 65 milhões de telespectadores, com 100% de presença no mercado de televisão por assinatura”, afirmou.
A FishTV conta, atualmente, além do canal, com plataforma online do Clube FishTV (consumidor final), o FishTV Marcas (serviço de marketing), Mapa da Pesca (combo de mídia para o turismo) e ainda com o Campeonato Brasileiro Pesqueiro (pesca esportiva). “Em 2022 vamos para o mundo, lançar nosso modelo de negócio internacional. Nosso planejamento visa a inovação na forma como se faz, por isso atuamos com três eixos: pessoas, negócios e cultura. A partir desta concepção focamos nos processos, ferramentas e atitudes. É um exercício constante e precisamos de espaço para criar coisas novas, levando em consideração o que está acontecendo no mundo. O que não está bom, é preciso melhorar e o erro é muito valioso. Ele nos traz aprendizado e evolução. E todo problema transformamos em oportunidade”, afirmou Motta.
TV JORNAL NH – Atuando num grupo de comunicação considerado tradicional, mas inovador por seus fundadores, que sempre se mostraram à frente de seu tempo, Jeison Rodrigues ressaltou que “estamos vivendo um processo de transformação muito importante. E uma empresa de comunicação precisa estar sempre atenta”. Focado em conteúdo que contemple toda a região em que atua, a TV Jornal NH surgiu como mais uma plataforma para atingir seu patrimônio, o público. “Este universo digital sob demanda, proporciona que os assinantes assistam as matérias e reportagens no momento que acharem mais conveniente”, observou.
A primeira experiência aconteceu em 1999, através de vídeos produzidos pela redação, seguida pela parceria com a TV Bandeirantes, três anos depois. Era o SinosBand, com inserções diárias, ao vivo, direto da redação do Jornal NH. Em 2004, migrou para o canal 20 da NET e, em 2008, foi a responsável pela primeira transmissão de um jornal brasileiro, com uma reportagem em tempo real, através da rede de telefonia da época, 3G. Em 2013 começa programação ao vivo da WebTV Jornal NH e, neste ano, é oficializada a TV Jornal NH, incluindo Jornalismo, documentários, entretenimento e vídeos comerciais. Dados do mês de abril mostram que 765 mil é o tamanho da comunidade de leitores e espectadores do Jornal NH nas mídias sociais. “Este hiperlocalismo (uma tendência do jornalismo, especialmente na internet, de concentrar-se em temas e discussões de interesse local) nos proporciona transmitir informações diretamente da fonte da notícia, conteúdos ou apresentação de produtos e serviços da região. Há, inclusive, atrações feitas em parceria com outros veículos do Grupo Sinos, como a Rádio ABC e a Revista Like. Reportagens especiais vão a fundo em assuntos que estão em alta na nossa região e promovem uma experiência completa ao leitor do Jornal NH, possibilitando ver os fatos da região por todos os ângulos”, destacou Jeison Rodrigues.
VALE TV – Com uma programação voltada para a comunidade local, alinhada aos interesses comuns da região, a Vale TV traz notícias e entretenimento aos seus atuais 32 mil telespectadores, com programas para todas as idades. Com 10 anos de atividades, completados recentemente, Rodrigo Steffen ressalta que “a proximidade com nossos telespectadores, nosso compromisso social, respeito com o conteúdo que geramos e o carinho que todos os nossos colaboradores dedicam na construção do nosso canal é que nos torna referência local no segmento de televisão”.
“Queremos falar da nossa “aldeia”, unidos pela comunidade. Vivemos um momento de disrupção e considero isto maravilhoso, esta multiplicação de vozes. Por isso, nossa tv é feita por muitas mãos, com produtos que agregam valor. Esta visão de muita gente olhando junto para o mesmo lugar está trazendo este resultado positivo. E por quê? Porque a gente ama Novo Hamburgo. Vamos juntos bater o tambor, pois estamos precisando de lideranças”, pontuou Steffen. Ele ainda ressaltou que, nos 90 anos do município, a Vale TV deu mais um passo. Lançou o filme “Movimentos”, um projeto pelos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. “Trabalhar é muito parecido com correr uma maratona. Você não precisa vencer, mas tem que se superar toda vez que correr”, concluiu.
O patrocínio do Prato Principal foi de Sicredi Pioneira RS e Universidade Feevale, com colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Mover Acessibilidade, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.
De Zotti – Assessoria de Imprensa