Apresentar soluções para a indústria movimenta startups durante Mercopar
Caxias do Sul/RS – Emoção e expectativas marcam mais uma edição do Sebrae Like a Boss na 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. A competição, promovida pelo Sebrae RS, desafia startups a apresentarem soluções para a indústria em um ambiente inspirador: o Salão da Inovação. Das 18 empresas, previamente inscritas e selecionadas pelo Sebrae RS, seis foram escolhidas para a grande final, que acontece nesta quinta-feira (03.10), último dia da feira, são elas: Bimachine, Pix Force, Chopp Fácil, ScorePlan, Agidesk e Prakaranga. Por meio de pitches (rápidas apresentações), as empresas apresentam seus produtos e serviços a uma banca de investidores formada por representantes de empresas da região.
O Sebrae Like a Boss é uma ação nacional e está presente em diversas feiras pelo Brasil com o objetivo de trazer soluções de startups para o mercado. “É interessante ver que muitas conexões são estabelecidas a partir dessas ações. Há casos de contratos fechados durante as feiras, investidores que são conquistados imediatamente e isso é muito bom”, afirma a coordenadora de Startups do Sebrae RS, Debora Chagas. Entre os critérios de avaliação estão: Modelo de Negócios, Inovação/Originalidade, Mercado/Viabilidade Comercial e Equipe.
E é com muito otimismo que a CMO da BiMachine, Ana Thesing, fala de sua participação na feira. Desenvolvedora de Plataforma Analytics, a empresa gaúcha atua nacionalmente e já ensaia sua chegada ao mercado internacional. Segundo Ana, a participação no Like a Boss se dá para que a empresa se posicione ainda melhor e siga ganhando visibilidade. “Nosso serviço é proporcionar aos clientes uma plataforma que cruze todos os seus dados em um menor tempo possível possibilitando uma tomada de decisões imediatas. Assim, não é preciso esperar o mês fechar para avaliá-lo e planejar o próximo”, diz Ana, ao ressaltar, ainda, que com essa Plataforma o tempo de profissionais é melhor aproveitado.
A equipe da Pix Force também estava ansiosa na tarde de quarta-feira após a apresentação de sua solução no desafio Like a Boos. Especializada em visão computacional, a empresa trabalha com projetos personalizados que se adequam às necessidades do cliente. “Trabalhamos desenvolvendo sistemas que fazem as vezes do olho humano, por meio das câmeras, e do cérebro, que são os algoritmos”, afirma o representante comercial da Pix Force, Victor Sabbi. Um dos exemplos de atuação da startup é a inspeção de qualidade em que cada detalhe do produto é conferido por meio de câmeras de alta precisão. Contagem de produtos e sistema de alerta contínuo e automático (como em casos de vazamento de óleo no mar) também estão entre os serviços oferecidos.
Os pitches da grande final iniciam-se às 15h e o resultado das duas startups vencedoras será divulgado após as 18h, no Salão de Inovação, na Mercopar.
De Zotti Comunicações