Novo Hamburgo/RS – O tema “Cenário tributário em tempos de pandemia (Covid-19)” foi o foco do segundo Webinar Jurídico, promovido na sexta-feira (29), pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A advogada Marina Furlan, assessora Fiscal Tributária da ACI, tratou sobre o “Cenário tributário em tempos de pandemia (Covid-19)”.
Entre os tópicos abordados, a advogada falou sobre as principais medidas fiscais adotadas para minimizar os efeitos da pandemia, como as prorrogações dos prazos de pagamento das contribuições sociais, dos valores devidos pelo Simples Nacional, da entrega de declarações acessórias e do pagamento dos parcelamentos com o Fisco Federal. “Foram impactos mundiais, dentro do cenário que estamos vivendo. As medidas do governo, na esfera tributária, já tiveram algumas prorrogações, mas não foram em todos os tributos. As empresas aguardam por novas medidas”, observou ela.
A advogada também salientou que as medidas de prorrogação foram referentes aos meses de maio (que passou para agosto), junho (para outubro) e julho (para dezembro). “Se estão em abertos pagamentos referentes a fevereiro, março e abril é preciso observar para não deixar três consecutivos ou seis alternados, pois esta regra permanece valendo”.
Marina Furlan complementou reforçando que “os efeitos da pandemia ainda serão sentidos por um bom tempo, pois todos foram impactados de uma forma direta”
O próximo Webinar Jurídico acontece dia 5 de junho.
De Zotti Comunicações