Competição será realizada dos dias 9 a 15 de outubro
Lajeado/RS – A International Tennis Federation (ITF), confirmou no seu calendário de competições internacionais o Lajeado Open 2023. O torneio, que será realizado do dia 9 a 15 de outubro nas quadras de saibro do Clube Tiro e Caça, deve receber atletas de alto nível na cidade para sua disputa, e dará uma premiação total de 25 mil dólares, além de somar pontos para o ranking da ATP.
Coordenador do projeto do Lajeado Open neste ano, Ney Arruda Filho falou sobre o trabalho realizado pelos organizadores para confirmar um torneio deste porte em Lajeado. “O calendário é muito mais do que um detalhe para os torneios da classe ITF. Isso porque a grande maioria dos tenistas, apesar de serem profissionais e ranqueados na ATP, estão em início de carreira. Os custos com deslocamento são altíssimos e a própria ITF, enquanto entidade, prioriza a realização de torneios em semanas seguidas, em países e localidades próximas geograficamente. Tudo isso para baratear e facilitar o acesso desses tenistas aos torneios de entrada. No nosso caso, tivemos que articular muito, especialmente com o trabalho feito pelo diretor do Lajeado Open, José Carlos Ferreira Júnior, e também pelo presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp, pois até o momento não existe nenhum outro torneio ITF M25 no Brasil confirmado para o segundo semestre de 2023. A ITF somente autorizou o nosso porque acontecerão três torneios da mesma classe nas semanas anteriores na Argentina e no Uruguai. Como para a maioria dos estrangeiros o Brasil é sinônimo de São Paulo e Rio de Janeiro, tivemos que demonstrar que o Rio Grande do Sul é muito mais próximo dos países latinos”, explicou.
O Lajeado Open 2023 conta com o patrocínio das empresas Bebidas Fruki e Florestal Alimentos, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Pró-Esporte RS. Também patrocinam o evento as empresas Fasa/Darling Ingredients e Imec Supermercados, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Banco BRB, através da Confederação Brasileira de Tênis.
A realização é do Clube Tiro e Caça, em parceria com a Associação Leopoldense de Esporte e Cultura – ALEC. Além disso, o 2º Lajeado Open conta com o apoio de Academia Bioteam, Free Viagens, Motomecânica Locadora, Galeteria Vó Duvina, Empório do Azeite e Cron Centro Regional de Oncologia. Trata-se de evento oficializado pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e pela FGT (Federação Gaúcha de Tênis).
Divulgação: One Comunicação