Caxias do Sul/RS – O Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) está presente com estande coletivo na Mercopar 2025, a maior feira de Inovação Industrial da América Latina que acontece em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Participam do espaço as associadas Bucher Hidráulica, Fratec Industrial Mecânica, Liess Máquinas e Equipamentos e também a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento é uma realização do Sebrae-RS, em parceria com a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e ocorre de terça (14) a sexta-feira (17), no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. “A Mercopar é uma feira fundamental para nosso setor e estamos presentes em mais uma edição”, afirma o presidente o Simecan, Roberto Machemer.
Além de apresentarem seus portfólios, as empresas buscam prospectar novos clientes. A Bucher Hidráulica, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de componentes e sistemas hidráulicos, tanto para aplicações industriais quanto móbil, está em sua quinta participação na feira, juntamente com o Simecan. “Nessa edição, nosso objetivo é conversar com os participantes e mostrar nossas novas instalações. Mudamos em abril desse ano, iniciando uma nova fase nos negócios. Num momento conturbado em que a nossa indústria vive, em especial a questão tarifária dos Estados Unidos e os conflitos geopolíticos pelo mundo, identificamos excelentes oportunidades de crescimento local. A Mercopar, como sempre, é excelente oportunidade de network e conexões. A expectativa é bastante alta e acreditamos que será uma ótima feira”, ressalta o gerente Geral da Bucher para o Brasil e América Latina, Rinaldo Fernandes.
.
Já a participação da Liess na feira, por meio do Simecan, já acontece há muitos anos. Nesta edição, em especial, estará apresentando um novo segmento. “Alinhada à nossa visão de futuro e atenta às novas demandas do mercado, a Liess fará o lançamento oficial da sua nova área de Serviços Industriais. Esse novo segmento nasce com o propósito de ampliar nosso portfólio, atendendo às necessidades atuais da indústria”, pontua Solange Azambuja, gerente de Recursos Humanos da empresa. Reconhecida há quase 80 anos no segmento de bebidas, a Liess oferece máquinas e equipamentos para grandes indústrias do setor. “Nossa expectativa para a Mercopar 2025 é de que o mercado também nos reconheça como uma empresa que, utilizando sua estrutura industrial altamente equipada e com tecnologia avançada, oferece serviços de fabricação como corte a laser de última geração, dobra CNC, Solda Pillow Plate, calandragem CNC, fabricação de tampos industriais, polimento de tampos CNC e Ensaios Não Destrutivos (END ou NDT). Estamos ansiosos para participar deste evento tão significativo para a indústria”, reforça Solange.
Também a Fratec integra o espaço coletivo do Simecan há bastante tempo. A empresa se destaca nos serviços de usinagem média e pesada, e também na recuperação de peças em máquinas de grande porte, como prensas e mancais, além de atender grandes corporações nos setores de energia, metais, petroleiro, automobilístico e outros. Segundo Sérgio Corso, gerente da empresa, a expectativa é de que a Fratec seja colocada em evidência novamente. “Tivemos que permanecer quase um ano parados, em função da grande enchente ocorrida no ano passado no Rio Grande do Sul, principalmente em Canoas. Estamos de volta e queremos demonstrar aos nossos clientes, e aos possíveis novos parceiros, que estamos atuando fortemente, com nosso maquinário, e em plenas condições. Também instalamos uma nova máquina, nos tornando ainda mais competitivos, e queremos reforçar esta iniciativa.”
A 34ª edição da Mercopar vai aproximar empresas nacionais e internacionais, com mais de 500 expositores, conectando pequenos, médios e grandes negócios em diferentes ramos: metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e startups. Os realizadores da feira programam espaço para o conhecimento, com palestras, painéis, fóruns e pitches gratuitos com especialistas renomados. Os visitantes poderão acompanhar o Fórum da Cadeia Automotiva e palestras sobre inteligência artificial nos negócios, sustentabilidade aplicada ao resultado e indústria 4.0, entre outros temas.
De Zotti Comunicações