Canoas/RS – A diretoria plena do Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) esteve reunida de forma on-line na quarta-feira (16), para o primeiro encontro do ano do grupo empresarial. Coordenada pelo presidente da entidade, Roberto Machemer, vários assuntos foram debatidos, com ênfase na análise dos cenários econômicos e as perspectivas de mercado para o ano de 2022. Baseado nos dados apresentados pelos seus integrantes, o propósito está em organizar a estruturação de metas para o decorrer dos próximos meses.
“Com uma nova gestão, e também novos integrantes, podemos mesclar as necessidades dos setores aos quais nossa entidade engloba. A partir de demandas e também de prospecções de cada área apresentada, é possível fazer uma análise preliminar para o que nos aguarda durante este ano”, ressalta Roberto Machemer. De um modo geral, o ano de 2021 apresentou resultados satisfatórios, fazendo com que as empresas se mantivessem equilibradas, porém sem uma visão de crescimento muito alto para os próximos meses. “É interessante que consigamos manter as carteiras de clientes, pois isso nos dá um respaldo para seguirmos em frente, provisionando nossas produções”, destacou um dos empresários presentes.
MATÉRIA-PRIMA – “O ano de 2022 ainda não engatou, mas o sentimento de mercado é semelhante ao ano passado, quando se refere a aumento de matéria-prima, mas é algo que já estávamos nos preparando”, pontuou o presidente da entidade. Produção de equipamentos eletrônicos, instrumentos e automação industrial são segmentos que estão aquecidos, porém apresentam uma dificuldade na aquisição de componentes, em função de restrições globais. Apesar disto, a perspectiva é boa, assim como a fabricação de produtos hidráulicos, motores elétricos, balizadores e estruturas metálicas, muito ligada à atividade do agronegócio. “Há vários projetos em vista para o decorrer do ano”, complementou outro integrante da reunião.
Uma das observações apontadas no encontro e que faz com que as empresas vislumbrem um aquecimento, se refere à segurança patrimonial, que envolve vários setores de forma direta e indireta. “As pessoas estão investindo no seu bem-estar e qualidade de vida, e muitas possibilidades ocorrem neste nicho”, reforçou mais um membro do encontro.
O Simecan realiza mensalmente suas reuniões de diretoria plena, pautadas pelos depoimentos dos empresários presentes, suas necessidades empreendedoras e apresentação de soluções para as demandas relatadas pelas categorias.
SOBRE O SIMECAN – O Simecan foi fundado em 15 de abril de 1970 e nasceu do empenho e da dedicação de alguns nomes de expressão da comunidade empresarial canoense. O município, que experimentava um forte crescimento de seu parque industrial nos anos 70, começava a receber investimentos de grupos empresariais de todos os portes, que escolhiam Canoas pela excelente localização geográfica e pelo potencial de mão de obra existente na região. Nestes 51 anos de existência a entidade sempre caracterizou-se pela transparência de suas ações, pelo espírito aglutinador em torno de seus associados e pelo respeito conquistado junto a outros órgãos representativos do Rio Grande do Sul e do Brasil.
De Zotti Comunicações