Novo Hamburgo/RS – Marcando a última edição do ano e desta gestão, o Prato Principal realizado na quinta-feira (14), pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha teve como pauta o tema “O Brasil e seus desafios para a competitividade”. A reunião-almoço, que também marcou a homenagem aos profissionais da Imprensa, teve como palestrante o presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Claudio Leite Gastal.
Graduado na área de Análise de Sistemas, com Mestrado em Sistemas de Informações, e coordenador das coalizões Brasil Digital e Pacto pela Reforma do Estado, Gastal apresentou alguns consensos que podem viabilizar o desenvolvimento do país, focando na Constituição como referência, na moralização da política, na liberalização econômica (o que gera competitividade) e na redução de desigualdades. “Vivemos um modelo de Estado anacrônico que não está sendo mexido. Precisamos acompanhar o processo de transformação, com a revolução da Internet das Coisas”, pontuou ele.
Na sua avaliação, é preciso ocorrer um esforço de mudança cultural, priorizando a agenda pública. Entre os principais desafios, apontou a Economia Digital, como sendo a revolução de caráter mais sistêmico, reformas microeconômicas e maior exposição à concorrência, convergência regulatória internacional, desmonte de políticas inerciais e concentração nas efetivas. “O Brasil é um país em transição. A recuperação econômica é lenta, porém a tendência de redução da inflação e da taxa de juros segue inalterada”, reforçou ele.
RECONHECIMENTO – Durante o evento, o presidente da ACI, que assume em janeiro, Marcelo Lauxen Kehl, fez a entrega de uma homenagem ao presidente Marcelo Clark Alves, que esteve à frente da entidade, nas três últimas gestões.
O patrocínio do Prato Principal foi de Protector e Sicredi Pioneira RS, com colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Fotografia, Mover Acessibilidade, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.
De Zotti – Assessoria de Imprensa