São Paulo/SP – O total de negócios efetivados pelo Estande Coletivo do RS na Francal deste ano superou a edição anterior. As 38 micro e pequenas empresas do setor coureiro-calçadista que estiveram expondo suas coleções no Expo Center Norte, em São Paulo, de 16 a 19 de julho, geraram R$ 8.398.041,23 em vendas.
O projeto, que esteve em sua 19ª edição consecutiva, é uma realização conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), com apoio das prefeituras de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.
“Foi um grande sucesso a participação do Estande Coletivo do RS. Mesmo em meio a um momento delicado do mercado, os participantes do estande venderam 8,7% a mais que o ano passado, em número de pares, e 5,75% a mais em valores. Isto demonstra a assertividade das ações dos realizadores (ACI, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento do RS), das prefeituras que apoiaram (Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga) e, principalmente, o acerto dos expositores nas coleções lançadas. Os números da feira são muito importantes, mas mais do que eles é o que está sendo plantado para o futuro. No que tange ao mercado externo, que é um caminho natural para o escoamento da produção, quando se enfrentam algumas dificuldades para venda no mercado interno, os contatos feitos com clientes de vários países, entre eles Espanha, Argentina, Índia e Rússia, dá mostras de possíveis bons negócios logo adiante. Além disto, vimos diversas empresas que antes participavam do Coletivo e agora estão com estandes próprios (alguns de porte significativo), o que é a demonstração clara de que quem participa do Estande Coletivo cresce, tanto em vendas quanto em visibilidade”, ressalta o presidente da ACI, Marcelo Kehl.
Durante os quatro dias de feira foram comercializados 184.256 pares ou artefatos, fechados 946 negócios e outros 1.021 iniciados, além de 2.346 contatos com compradores e 65 distribuidores/representantes contratados. O evento resultou parcerias com países como a Argentina, Bolívia, Colômbia, Croácia, Equador, Emirados Árabes, Espanha, Grécia, Índia, Israel, Paraguai e Rússia, além dos estados brasileiros
Participaram desta edição as empresas Aléxia Fernanda, Amoreco / Ararajuba, Ana Boss, Ana Flex, Ana Vitória, A3 Espadrilles, Beeton Calçados, Bem Amada, Brunelly Bolsas, Calçados Barth, Carmello, Catri, Cleanup, Cordi, D’Amare, Di Marlys, Dinamirtz, Dutti, Estilo Exclusivo Calçados, Georgia Guedes, KLB Calçados, Liver, Menta e Hortelã, Mr. Silver, Pelli Brasil, Primma Scarpa, Rio de Luz, Rosella Boutique, Rzilio, Tênis Fillon, Tricouro, Trieste Calçados, Valeiko Calçados, Vanessa Neves, Viavivi, Viccina, Villa Rosa e Zadora.
Em 2019 a feira passa a ser realizada em três dias.
De Zotti – Assessoria de Imprensa