Evento começou nesta terça e segue até sexta-feira em Caxias do Sul
Caxias do Sul/RS – Um evento que respira inovação e tecnologia. Logo no primeiro dia da Mercopar este conceito foi ressaltado durante a cerimônia de abertura da mais importante feira de subcontratação
e inovação industrial da América Latina. O clima ideal para a realização de negócios, com dezenas de contatos realizados durante o Projeto Comprador, a exposição de novidades para diversos setores da indústria e a demonstração, na prática, de conceitos da Indústria 4.0, movimentam cerca de 200 expositores nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
O diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, destacou durante a abertura oficial da Mercopar que a feira reflete a capacidade do segmento metalmecânico, os avanços e a qualidade da indústria, além de funcionar como termômetro para o mercado. “O cenário atual recomenda que é preciso estar atento a toda e qualquer oportunidade de negócio. Neste contexto, a Mercopar se enquadra como um evento apropriado, tanto para expositores como para visitantes”, afirmou Ramos. De acordo com ele, a feira é um ambiente para promover e acompanhar o lançamento de produtos, inovações, realizar contatos e prospectar novos mercados. “Temos aqui 1.300 rodadas de negócios, o Salão da Inovação, o Innovation Lab, estande de demonstração da indústria 4.0, palestras e várias atividades que o SEBRAE promove. Temos a certeza de que podemos, com muito trabalho e empenho, avançarmos rumo a um futuro melhor. É pela força do empreendedorismo que vamos construir o nosso caminho”, acrescentou.
Já o diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente, enfatizou as visitas guiadas realizadas em conjunto com os expositores e pensada para os visitantes. “A Mercopar continua avançando sempre. Lançamos um aplicativo com mapa, lista de expositores, agendamento de palestras, enfim, uma tecnologia aplicada em feiras do mundo inteiro. Também temos o rastreamento dos visitantes para sabermos que empresas foram visitadas”, explicou, ressaltando a importância da tecnologia presente na feira. “A Mercopar mostra a vontade de avançar. Convido a visitarem e tomarem um banho de loja que é a indústria 4.0”, acentuou.
HOSPITALIDADE – O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, afirmou que se a economia vai bem, a Mercopar vai melhor. “Caxias do Sul tem tudo a ver com isso. Portanto, a Mercopar deve estar nesses pavilhões. As indústrias da região estão sedentas por tecnologia. Parabenizo o esforço de todos que se uniram para fazer esta feira. As pessoas poderão ter a convicção de que Caxias é uma cidade que sabe receber a todos muito bem”, complementou o prefeito.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Evandro Fontana, na ocasião representando o governador do Estado, assinalou que acompanha a Mercopar há muitos anos. “Todos sabem que o Rio Grande do Sul vive um momento de grandes mudanças, mas não estagnadas. O déficit de R$ 25 milhões já baixou e o Estado carece de investimentos. Os anúncios recentes de grandes empresas investidoras são um alento. Parabéns ao SEBRAE/RS pela realização da Mercopar”.
SALÃO DA INOVAÇÃO E STARTUPS – Os problemas enfrentados por gigantes mundiais do meio industrial e as soluções desenvolvidas pelas startups também se encontram na 26ª edição da Mercopar. O Salão da Inovação, coordenado pelo SEBRAE/RS, se dedica a promover a busca por estas soluções, e o consequente fechamento de negócios, no Campeonato de Inovação, promovido nos quatro dias da feira. São problemas reais vivenciados cotidianamente por duas grandes empresas. Com 8,5 milhões de veículos vendidos em 2015, e com a força de marcas que são referência no mercado, a parceria Nissan/Renault é uma das proponentes dos desafios às startups. A busca é por soluções em diferentes áreas, como administrativo e finanças, marketing e vendas, industrial e planejamento. “É um conceito de inovação aberta, em que os problemas são discutidos e resolvidos externamente, reduzindo custos e agilizando soluções”, explica Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS.
Líder nos mercados de cimento de Portugal, Argentina, Moçambique e Cabo Verde, vice-líder nos mercados brasileiro e paraguaio, além de ter relevante atuação na África do Sul e no Egito, a InterCement é outra gigante mundial que participa do Campeonato de Inovação. O desafio proposto pela empresa para as startups é o desenvolvimento de um modelo de almoxarifado no sistema de autoatendimento.
NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS – Os desafios propostos pela Nissan/Renault ocuparão as startups nos dois primeiros dias da Mercopar. Na quinta-feira (5) é vez da InterCement buscar soluções. Na sexta-feira (6), último dia da feira, serão realizadas rodadas de negócios tecnológicos. Além das empresas que participam do Campeonato de Inovação, as rodadas voltadas às startups terão ainda a presença da Grendene. “O objetivo é promover a inovação e a troca de conhecimento, gerar novos negócios e parcerias entre essas grandes empresas e as startups previamente selecionadas”, reforça Moreira.
A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br . A Mercopar conta também com um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS, permitindo aos visitantes o acesso à programação e organização de agendas para participar das ações da feira, conferir a lista de expositores e vários outros serviços.
De Zotti – Assessoria de Imprensa