Novo Hamburgo/RS – Com inscrições esgotadas, a tarde de terça-feira (31) foi dedicada ao Workshop Governança Corporativa, promovido pelo Comitê de mesmo nome da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Tendo o tema “A relevância da Governança Corporativa para as empresas familiares”, o evento contou com as palestras de Monika Hufenüssler Conrads, presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas Industrial e conselheira do IBGC; Juersi Lauck, sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Usaflex; Fernando Bagnoli, professor do ISE e do IESE Business School e conselheiro independente; e Adalberto Leist, presidente do Conselho da Paquetá.
Integrante da terceira geração da Duas Rodas, Mônica Conrads dedicou 20 anos para atuar na gestão da empresa. Hoje é presidente do Conselho de Administração e afirma que “se as empresas familiares tiverem governança, terão um desenvolvimento muito melhor e farão a diferença na economia do país”. Ao abordar “A importância e os desafios do Conselho de Administração em Empresas Familiares”, a empresária considera que o alinhamento de todos os setores é fundamental para a perpetuação da organização, formando um colegiado entre os setores operacional, comercial, financeiro, e os demais. “Não existe certo ou errado, é preciso ter gestão e alinhamento, pois o objetivo da governança é gerar valor”, pontuou ela.
Juersi Lauck apresentou o case da empresa com “Governança corporativa na Usaflex – Desafios e Conquistas”. “A missão do Conselho é proteger a empresa com suas competências e atribuições. Um grande problema numa organização é cada um puxar para um lado. A liderança é fundamental, porque ela coordena”, reforçou. Com o propósito de chegar até o final deste ano com 105 franquias, além da atuação na multimarcas, a Usaflex conquistou espaço no mercado com dinamismo e muita dedicação ao trabalho. “Motivação, persistência, transparência e liderança são aspectos fundamentais. Caso contrário, não se chega a lugar algum”, resumiu ele, ao destacar a importância dos Comitês formados na empresa, desde o de Cargos e Salários, Diversidade, Ergonomia, Inovação, ao de Sustentabilidade, Ética, Riscos e Compliance, e Participação de Resultados.
Já Fernando Bagnoli tratou sobre “O papel do conselheiro independente nas empresas familiares”. Na sua visão, este profissional não deve ter nenhuma ligação de amizade com a organização onde irá atuar. “O conselheiro tem que ter independência e esta definição é muito ampla. Saber trabalhar em equipe, sem querer determinar, é preciso. E a arte do conselheiro é saber fazer perguntas com uma visão fresca do ambiente da empresa, para poder oferecer o suporte necessário ao CEO e aos demais”, observou.
A palestra do empresário Adalberto Leist ressaltou “O Processo de Governança Corporativa na Paquetá The Shoe Company”. Fundada em 1945, em Sapiranga, a indústria produzia cinco pares de calçados por dia. Em 64, inaugurou a primeira Loja Paquetá destinada ao varejo, e, em 1970 é iniciada a atividade de exportação. Até os dias de hoje houve mudanças e retornos para o mercado nacional. Em 2009, foi dado início aos trabalhos de implantação da Governança Corporativa. Dando sustentação à implantação, vários comitês foram criados. “Comitês funcionam e são necessários. É um aprimoramento de todas as ideias dos sócios. Existem muitos desafios no processo de governança corporativa, por isso é fundamental que ocorra um alinhamento de interesse das famílias”, assinalou ele.
INOVAÇÕES – Pela primeira vez realizado pela ACI, o Wokshop foi transmitido ao vivo pelo Facebook da entidade, contando com 1.200 visualizações durante o evento. O vice-presidente de Governança Corporativa e Jovens Empreendedores, Miguel Marques Vieira, acentuou a importância da formação desta pasta na entidade, congregando temas atuais e de interesse direto das empresas familiares. Durante o evento também houve o lançamento do terceiro volume do Guia Boas Práticas, com foco na Gestão, completando a trilogia que pontuou ainda Propriedade e Família. Segundo Miguel Vieira, já se encontra em andamento a renovação da parceria com o IBGC e também a novidade com a FBN para o próximo biênio. A FBN é uma rede internacional sem fins lucrativos administrada por empresas familiares para empresas familiares, com objetivo de reforçar o sucesso ao longo das gerações. Criada na Suíça, em 1989, foi estabelecida no Brasil no ano de 2000.
O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, destacou a iniciativa do atual presidente Marcelo Clark Alves, em formalizar uma vice-presidência que atuasse na área da governança e de jovens empreendedores, gerando resultados positivos a todos os associados da entidade.
A realização do Workshop teve a parceria do IBGC com apoio de Acessus Contabilidade, Colorgraf, Instituto Sucessor, PWC, RODA – Sistema de Governança Corporativa, Unisinos, Valderez e Valian Assessoria Empresarial.
De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas