Tudo na nossa vida é energia. Aprendi, com o tempo, que tudo que nos rodeia possui energia própria. Até mesmo aquela pedrinha ou grão de areia que você passou por ela, ou pisou, e nem sequer percebeu. Depois de muito estudo, e ainda continuo (cada vez mais), entendi que, assim como a matéria, o verbal tem um poder magnífico. Tanto para o bem quanto para questões negativas. Não simplesmente pelo fato de poder se fazer entender por outras pessoas que escutam, mas sim por ser o ponto-chave da alquimia das palavras.
É de fundamental importância fazermos uma interiorização pessoal, conversarmos conosco mesmos, para entendermos as situações pelas quais passamos. Tudo tem um porquê. Nada é por acaso. E somente com o decorrer dos dias começamos a perceber o que cada momento nos quis dizer, nos mostrar, nos ensinar. E, nesse olhar para dentro, nesta conversa interna, existe a importância de expressarmos as palavras. Palavras para nós mesmos. Este momento é único, íntimo, pessoal. Na verdade um enorme desafio, pois temos dentro de nós a resposta para tudo.
Ao expressarmos sentimentos, nos olhando no espelho, nos tornamos mais fortalecidos para verbalizar. E as palavras têm poder. Um poder tão grande que seria muito benéfico prestarmos atenção em cada frase mencionada aos outros também. Elas podem alegrar imensamente alguém, ou destruí-lo, emocionalmente. Porque ao liberarmos as palavras para o Universo, estamos ativando uma magia que muitos ignoram, o poder do desejo.
Parece algo tão óbvio, mas não é. Primeiro porque nem todas as pessoas têm a noção do que estão fazendo, por meio das palavras. Nem sequer raciocinam antes de falar. Mas é através delas que você expõe sentimentos, alguns tão puros, tão doces, outros tão perversos, tão doídos. E palavras soltas ao vento podem ocasionar, ao mesmo tempo, a união das pessoas, ou a separação entre elas. Por isso a importância primordial de pensar antes de verbalizar. Se escute primeiro. Treine, se for o caso. Mas cuide mais, muito mais, porque a alquimia das palavras é real.
Ana De Zotti
Jornalista