Projeto da entidade foi contemplado por meio de convênio com a FIERGS e o Sebrae
Canoas/RS – Já estão abertas as inscrições para as empresas que queiram participar do Programa Avança Competitividade Simecan. A novidade oferecida pelo Simecan (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) terá início programático a partir da segunda quinzena de março e segue até novembro. A oportunidade se destina, principalmente, para micro e pequenas empresas da região, ligadas aos setores com foco da entidade. Médias e grandes empresas também podem fazer parte da capacitação, havendo sobra de vagas.
Segundo o presidente Roberto Machemer, a entidade foi contemplada, por meio de edital, no programa de apoio à projetos sindicais, oriundo de um convênio entre a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), através da Unisind (Unidade de Desenvolvimento Sindical).
De acordo com o integrante da diretoria da entidade, e um dos responsáveis pelo projeto, Marcos Dillenburg, o Avança Competitividade Simecan se constitui em consultoria em técnicas de Engenharia da Produção (base da Indústria 4.0). “A proposta é focada em micro e pequenas empresas da região de Canoas e Nova Santa Rita, oferecendo a capacitação. Nosso objetivo é promover o crescimento do conhecimento da teoria em que está a base da Indústria 4.0. O programa não está limitado às associadas, sendo aberto à comunidade industrial da região, ligadas aos segmentos metalmecânico e eletroeletrônico. Esta também é um oportunidade de mostrar a diversificação de serviços ofertados pelo Simecan às empresas”, reforça Dillenburg.
A participação é gratuita e o valor total do projeto é de R$ 150 mil reais, sendo 120 resultante da contemplação do convênio FIERGS/Sebrae e 30 mil do próprio Simecan. Todo o valor é revertido para a execução da capacitação, com carga horária de 192 horas e conteúdo adaptado à realidade das empresas participantes. A Produttare, consultoria especializada com mais de 25 anos de experiência em sistemas de produção, gestão de operações e tecnologia irá conduzir o programa. “Esta é uma transformação cultural e de conhecimento que passa a habilitar as empresas para iniciarem e prosperarem em programas internos de inovação, em processos para aumento na competitividade, por meio das tecnologias digitais que caracterizam a quarta revolução industrial”, complementa Marcos Dillenburg.
As empresas interessadas em participar podem se inscrever no link . As vagas são limitadas.
De Zotti Comunicações